Tudo que você precisa saber sobre Mural Digital

Por Progic - 12/03/2024

TV Corporativa Progic seguranca no trabalho EPI

Mural Digital, ou TV Corporativa, é uma ferramenta de Comunicação Interna onde telas expostas aos colaboradores são instaladas em lugares estratégicos dentro da empresa, como em áreas de convivência, refeitórios e departamentos. Este canal possui diferenciais em relação aos demais, como alcance, atratividade e acessibilidade da informação.


Diversas novas tecnologias estão transformando a maneira de se comunicar com os funcionários de uma empresa. Desde aplicativos, redes sociais a até ferramentas para videoconferência.

No entanto, uma das principais tendências da área, que vem sendo adotada cada vez mais por empresas de todos os portes, é a TV Corporativa, ou Mural Digital, canal visual com características únicas e essenciais para a eficácia da Comunicação Interna.

Por isso, neste post, iremos compartilhar um pouco da nossa experiência de mais de 10 anos adquirida junto aos nossos clientes para falar tudo sobre o Mural Digital!

Você vai ver:

O que é Mural Digital?

Mural Digital é uma ferramenta de Comunicação Interna onde telas, expostas continuamente aos colaboradores, são instaladas em lugares estratégicos da empresa, como em áreas de convivência, refeitórios e nos departamentos. Este canal possui diversos diferenciais em relação aos demais, como alcance, atratividade e acessibilidade da informação.

TV Colaborativa Conteudos Progic

Muito além de apenas distribuir telas pela empresa para exibir o vídeo institucional o dia inteiro, o Mural Digital pode auxiliar em objetivos estratégicos, como aumentar o alinhamento dos colaboradores, potencializar ações de endomarketing, acompanhar processos e metas, promover a integração dos colaboradores, entre outros.

A TV Corporativa oferece aos colaboradores uma comunicação mais atrativa, segmentada e de fácil acesso a todos. Se bem gerenciada, ela pode ser um instrumento poderoso e dinâmico de comunicação na empresa, entregando a informação certa para a pessoa certa e no tempo certo.

A TV Corporativa é uma das aplicações de Digital Signage, ou Sinalização Digital. Outras aplicações comuns podem ser: TV no Ponto de Venda, TV em Ambiente de Espera ou TV para venda de publicidade, também conhecida como Mídia Digital Out of Home (MDOOH).

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TV Corporativa na HDI Seguros

Os Benefícios do Mural Digital para a Comunicação

Uma comunicação interna eficaz garante que todos os membros da empresa estão trabalhando colaborativamente em direção a um objetivo em comum, melhorando a efetividade e a produtividade, bem como o produto ou o serviço entregue ao cliente.

Ela ajuda a desenvolver uma cultura coesa, auxiliando os colaboradores a tomarem decisões alinhadas às estratégias da corporação.

Agora, preste atenção em alguns desses conteúdos:

  • Missão, visão e valores da empresa;
  • Objetivos estratégicos, metas e resultados de um período;
  • Indicadores de performance da equipe e individuais;
  • Campanhas sociais, de conscientização ou educacionais;
  • Notícias do mercado, da empresa ou comunicados internos.

Todas essas informações aprimoram a cultura, moldam o comportamento e fornecem uma visão ampla do negócio aos colaboradores.

Elas alinham todos à estratégia e aos valores da empresa.

Assim, essas informações devem estar expostas aos colaboradores, à vista de todos continuamente, e não escondidas em uma pasta na intranet, esperando para ser encontrada, ou em um e-mail, esperando para ser aberto.

É aí que o Mural Digital se mostra estratégico.

Com ele, todas as informações essenciais para deixar os colaboradores alinhados estarão sempre ao alcance de um olhar. É uma ferramenta indispensável para a construção de uma comunicação interna eficaz.

Assim, com o auxílio da TV Corporativa, os gestores e profissionais de Comunicação Interna podem reforçar, aprimorar ou até criar a cultura da empresa.

É possível promover a colaboratividade, reforçar comportamentos desejados, comunicar a moral e os costumes, influenciar o otimismo em relação ao futuro.

Todos estes elementos influenciam muito o comportamento dos colaboradores.

Leandro Gomes - TV Corporativa Bauducco e Progic

“A TV Corporativa foi uma forma democrática para fazer a comunicação alcançar nossos 7.000 colaboradores. Os resultados alcançados foram muito positivos. Além de uma linguagem simples e visualmente compreensível, a TV Corporativa tem trazido bastante engajamento para nossos colaboradores” – Leandro Borges, Diretor de Recursos Humanos no Grupo Panduratta.

Veja o Case Completo ->

Características e Vantagens do Mural Digital

Plataforma Progic Interatividade

Ao compararmos aos outros canais de comunicação interna, o Mural Digital possui características e vantagens únicas. Essas características tornam a TV Corporativa essencial para complementar a estratégia de comunicação da empresa e impactar todos os colaboradores.

Veja:

1 – Atratividade – Apelo Visual da Comunicação

endomarketing, estratégia essencial para reter e engajar os funcionários, tem como essência a atratividade da comunicação interna.

Ou seja, transformar as informações estratégicas da empresa em algo que os colaboradores queiram consumir.

Com imagens, vídeos e animações de alta qualidade, o Mural Digital irá atrair a atenção dos funcionários, além de modernizar os ambientes da empresa.

2 – Alcance – Expansão dos Limites da Comunicação

Serviços técnicos Progic

Um dos principais desafios enfrentados pelos comunicadores é alcançar todos os colaboradores da empresa.

A TV Corporativa deixa a comunicação acessível aos colaboradores em qualquer local estratégico.

Mesmo os colaboradores do setor operacional, que não têm acesso ao e-mail ou à intranet, estarão sempre sendo impactados e atualizados em tempo real com os comunicados da empresa.

3 – Constância – Alta Frequência de Impactação

Com o e-mail, a intranet, a rede social corporativa, por exemplo, o colaborador é impactado apenas uma vez por um determinado comunicado.

Ele consome a informação e dificilmente irá voltar para reler aquela mensagem.

Com a TV Corporativa, é possível impactar o funcionário diversas vezes durante o dia.

Essa característica torna esse canal muito interessante para transmitir informações estratégicas, que precisam ser internalizadas pelo colaborador, como a Missão, Visão e Valores, segurança do trabalho ou os benefícios de RH, por exemplo.

4 – Acessibilidade – Exposição da Informação

O Mural Digital, instalado em lugares estratégicos da empresa, alcança os colaboradores de forma passiva.

Assim, não é necessário nenhum esforço por parte do funcionário para ser impactado pela Comunicação Interna.

A informação simplesmente está lá, na parede mais próxima chamando a sua atenção, basta virar o olhar.

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TV Corporativa da Michelin

5 – Dinamismo – Distribuição em Tempo Real

Com as telas conectadas na internet e utilizando o software de gestão da Progic, em poucos minutos você pode publicar novos conteúdos em toda a sua empresa.

Essa é uma grande vantagem ao compararmos com o jornal mural, onde o trabalho para distribuir novos comunicados nos quadros é significativa, principalmente em grandes organizações.

6 – Otimização – Comunicação Focada no que Importa

Além da distribuição dinâmica dos conteúdos, como o Mural Digital pode otimizar a Comunicação Interna?

Para responder essa pergunta, vamos analisar alguns recursos do Mural Digital Progic:

  • Agendamento de conteúdos: É possível definir a data e o horário inicial e final que um conteúdo será exibido na TV Corporativa, auxiliando muito no planejamento das tarefas da equipe de comunicação.
  • Fonte de dados: Esse é um poderoso recurso de gestão do canal. A fonte de dados é uma forma de inserção rápida de informações na TV Corporativa. Veja o conceito:
  • Agendamento de notícias: Além do agendamento de conteúdos, utilizando a fonte de dados também é possível agendar notícias, definindo a data inicial e final que determinada notícia será exibida nas telas.
  • Monitoramento remoto: Como saber se as telas espalhadas pela empresa estão ligadas, conectadas à internet e exibindo os conteúdos definidos? Simples, tudo através do software web de gestão do canal.

Todos esses recursos irão diminuir as tarefas operacionais da equipe de Comunicação Interna e auxiliá-los a focar no que importa: realizar uma comunicação estratégica, engajadora e alinhada aos objetivos da empresa.

7 – Automatização – Comunicação Interna com Alta Produtividade

Progic Aplicação Financeiro - Gestão

Um dos recursos do Mural Digital para mantê-lo atualizado automaticamente é a integração com outros sistemas.

É possível capturar informações, dashboards, postagens em redes sociais, notícias de portais externos ou qualquer outro sistema web e exibir nas telas.

8 – Coparticipação – Comunicação é Responsabilidade de Todos

Por causa de todas as características já citadas, a TV Corporativa talvez seja a melhor ferramenta para realizar a comunicação oficial da empresa.

Porém, isso não quer dizer que ela não possa ser utilizada como um canal coparticipativo, com o envolvimento da liderança dos setores e de agentes comunicadores.

Na realidade, essa descentralização da comunicação é uma tendência e uma boa prática para o canal.

Com o recurso de gestão de usuários, a empresa pode distribuir a responsabilidade de enviar novos conteúdos para o Mural Digital entre os colaboradores.

Um caso de uso desse recurso, inclusive utilizado por diversos de nossos clientes, é permitir que o líder de determinado setor insira conteúdos ou notícias apenas na tela instalada no departamento dele.

9 – Colaboratividade – Empoderamento dos Colaboradores

E não são apenas agentes comunicadores que podem contribuir com a TV Corporativa. Por que não incluir todos os colaboradores na construção do canal?

Fazer isso, inclusive, é outra boa prática para o sucesso da ferramenta:

Se compararmos a melhora na comunicação interna de acordo com a porcentagem da grade de conteúdos que incluam os colaboradores, percebe-se uma melhora significativa nos resultados quanto mais o colaborador é incluído na TV Corporativa.” Fonte: TV Corporativa Trends

E para possibilitar essa inclusão, a Progic possui um recurso exclusivo em sua plataforma de TV Corporativa, o Feed Colaborativo.

Com Feed Colaborativo qualquer colaborador poderá enviar conteúdos para serem publicados nas telas, sem precisar logar em qualquer sistema ou ter qualquer tipo de treinamento.

Veja um exemplo de como funciona:

Feed Colaborativo

Os conteúdos enviados poderão ser moderados e publicados pela equipe de Comunicação Interna rapidamente.

Com o Mural Digital da Progic, você compartilha a responsabilidade de fazer fluir as informações dentro da empresa, automatiza a coleta dessas informações e democratiza a geração de conteúdos, de forma simples, organizada e frequente.

Aplicações e Conteúdos

Dependendo da estratégia e dos objetivos da Comunicação Interna de sua empresa, o planejamento editorial do Mural Digital pode seguir diferentes linhas de atuação.

O primeiro passo para definir quais aplicações a estratégia comunicacional terá é mapear os seus principais objetivos e dar prioridade para os conteúdos e para as linhas estratégicas que estão alinhadas a estes objetivos.

Conteúdos Biblioteca da Progic

Alguns exemplos das aplicações que a TV Corporativa pode ter para a Comunicação da empresa:

  • Potencializar o Endomarketing – Realizar o marketing da empresa para os colaboradores, vendendo a imagem e a essência da organização, fortalece o relacionamento com a equipe além de aumentar a atração e retenção desses profissionais.

Veja mais em: 12 Exemplos de Endomarketing na TV Corporativa

  • Fazer Gestão à Vista – Compartilhar e apresentar de forma facilmente observável os indicadores do negócio, ou qualquer outra informação que auxilie na gestão dos colaboradores.

Veja mais em: Tudo sobre Gestão à Vista

  • Reforçar a Cultura – promover a colaboratividade, reforçar comportamentos desejados, ditar a moral e os costumes, influenciar o otimismo em relação ao futuro, entre outras coisas.

Veja mais em: Tudo sobre Cultura Organizacional

  • Garantir a Segurança – Divulgar todas as normas e procedimentos estabelecidos através da comunicação visual é a melhor forma de garantir a segurança dos colaboradores.

Veja mais em: Mural Digital para a Segurança do Trabalho

Ideias de Conteúdos para o Mural Digital

Criar uma programação atrativa para o Mural Digital, às vezes pode ser um desafio, mas existem diversas possibilidades de comunicar e engajar os colaboradores com este meio de Comunicação Interna.

Confira alguns exemplos para a sua programação.

Conteúdos Institucionais

Informações diversas que a empresa precisa comunicar aos colaboradores para mantê-los alinhados ao negócio.

  • Conteúdos estratégicos, como Missão, Visão e Valores, palavra do presidente…
  • Comunicados do RH, como benefícios da empresa, vagas abertas, boas-vindas…
  • Campanhas de Endomarketing, como história da empresa, informações do produto…
  • Conteúdos para o Comportamento, como política de compliance, segurança do trabalho…

Conteúdos dos colaboradores

Colocar os próprios funcionários como protagonistas na TV Corporativa, além de chamar a atenção e garantir a audiência do canal, irá valorizar e prestigiar o público interno.

  • Reconhecimento, como aniversariantes, destaques do mês, tempo de empresa…
  • Informativos, como notícias dos departamentos, fotos de eventos, férias…
  • Datas importantes, como Dia da Mulher, Dia das Crianças, Dia das Mães…
  • Espaço de fala, com depoimentos dos colaboradores e clientes…

Conteúdos informativos

Aprimore a cultura e o clima da empresa com conteúdos sobre temas importantes para o alinhamento e bem-estar dos colaboradores.

  • Campanhas corporativas, como Comunicação Não Violenta, Etiqueta Corporativa…
  • Datas importantes, como Outubro Rosa, Semana do Meio Ambiente…
  • Conteúdos de Saúde, com dicas de alimentação, campanhas de vacinação…
  • Variedades, como Dicas de Português, Agenda Cultural e Dicas de Turismo…

Como Funciona o Mural Digital

Um projeto de Mural Digital é composto por 3 elementos principais: os equipamentos, o software de gerenciamento e os conteúdos.

Para cada ponto que se deseja instalar uma tela, será necessário a própria tela e um dispositivo reprodutor de conteúdos, chamado player para TV Corporativa.

Com os players conectados na internet, toda a gestão do que será exibido nas telas é gerenciado remotamente através do software para Mural Digital.

Veja na imagem abaixo como funciona:

Ao subir um conteúdo, ele é armazenado na nuvem, ou seja, nos servidores da empresa que fornece a solução para Mural Digital.

Quando você define que este conteúdo deverá ser exibido em uma tela, o player irá fazer o download desse conteúdo e armazená-lo em sua memória interna.

Depois disso, a conexão do player com a internet só será necessária novamente para carregar novos conteúdos.

Veja mais detalhes de cada elemento:

Player para Mural Digital

Os dispositivos de reprodução, também chamados de players, são os equipamentos que enviam o vídeo para as telas. Eles são responsáveis por baixar e armazenar os conteúdos.

Player TV Corporativa Progic

Porém, é importante lembrar que o Mural Digital é uma aplicação profissional com necessidades específicas, como funcionamento autônomo, ininterrupto e que não necessite de intervenção humana presencial após que os equipamentos foram instalados.

Um erro muito comum é utilizar players “genéricos”, como um computador ou um Android Player para realizar essa função.

Isso acaba gerando diversos tipos de problemas, como telas que não se reiniciam sozinhas em caso de queda de energia ou desconfiguração na área de exibição do vídeo.

Por isso, para garantir o funcionamento correto do Mural Digital, é fundamental escolher players profissionais para esta aplicação.

Para se aprofundar: Player para Mural Digital: Como Escolher o Melhor?

Software para Mural Digital

Toda a gestão da TV Corporativa é feita através de um software web, acessado através de um browser, como o Google Chrome ou o Mozilla.

Eficiência TV Corporativa Progic

Nele, você armazena todos os seus conteúdos, define a programação de cada tela, agenda horário de exibição, monitora o funcionamento dos players, e isso tudo remotamente.

Por isso, com um software para Mural Digital o canal ganha muito mais dinamismo.

Essa será a principal ferramenta da equipe que cuida da Comunicação Interna. É essencial estudar as opções do mercado e escolher a que mais se adapta às suas necessidades.

Neste ponto, tome cuidado com software para Mural Digital grátis, ou Mural Digital open source. Essas soluções não possuem todos os recursos necessários para gerenciar adequadamente as suas telas, ou não há suporte técnico.

Para se aprofundar: Software para Mural Digital: Como escolher o melhor?

Conteúdo para Mural Digital

Em um projeto de TV Corporativa, o conteúdo é rei.

Software e hardware são elementos que definirão a facilidade da operação e a escalabilidade da rede de telas, mas é o conteúdo que definirá o sucesso do projeto inteiro.

Afinal, ele é o produto entregue aos colaboradores.

Por isso, além de investir em conteúdos de qualidade, as mensagens precisam ser adaptadas para esse canal.

Conteúdo Biblioteca Progic - Indústria

Conteúdos da Biblioteca Progic

A TV Corporativa, ou Mural Digital, é um formato diferente de comunicação, com características próprias. Ela não é igual ao jornal mural de informações ou à intranet da empresa.

Para se aprofundar: Conteúdos para Mural Digital: 99 Ideias

Histórias de Sucesso com o Mural Digital

Quer saber como grandes empresas utilizam o Mural Digital? Quais os benefícios que este canal trouxe para a Comunicação Interna dessas empresas? O que os colaboradores acham da TV Corporativa?

Confira alguns cases de nossos clientes:

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