Grupo Pandurata – Comunicação e Engajamento com a TV Corporativa

Por Progic - 07/03/2024

Além de ser a maior produtora de panettones do mundo hoje, o Grupo Pandurata, que é detentora das marcas Bauducco, Visconti e Tommy, é líder de vendas em diversas categorias alimentícias como torradas, wafers e cookies.

Sobre a empresa

Segmento:
Alimentício

Localização:
Garulhos, SP (matriz), e outras 12 filiais pelo país

Número de colaboradores:
> 7.ooo

Número de telas:
25

O Grupo Pandurata possui, atualmente, mais de 7 mil funcionários, alocados entre prédio administrativo, cinco unidades fabris (incluindo uma em Miami – EUA) e sete centros de distribuição, atendendo mais de 180 mil pontos de vendas no Brasil e exportando seus produtos para mais de 50 países.

A empresa foi fundada por Carlo Bauducco, imigrante italiano que veio ao Brasil no início dos anos 50 para vender máquinas de panificação importadas da Europa.

“Nosso foco não é só no resultado, é também fazer sempre mais pelo cliente e pela sociedade. Precisamos encantar as pessoas de verdade, em todos os momentos, ou seja, conquistar a excelência em todos os processos. Nossos valores: Paixão, Coragem, Ética, Respeito, Pessoas e Relações guiam nossas ações, nossos processos e todas as nossas tomadas de decisões”, explica Leandro Borges, Diretor de Recursos Humanos do Grupo Pandurata.

Desafios

Mas como trabalhar esses valores e garantir que todos estejam alinhados com a cultura da empresa? Como manter a essência de um negócio familiar, sendo que agora essa família possui mais de sete mil funcionários?

A partir de um diagnóstico de comunicação interna realizado em 2017, o Grupo identificou que, apesar de já existirem alguns canais de comunicação, as informações não chegavam para todos de forma clara e não havia um padrão de linguagem visual, nem periodicidade.

“Não havia uma diretriz clara e a comunicação possuía funcionalidades restritas. A partir do resultado apresentado após o diagnóstico, criamos uma área específica para comunicação interna, centralizando todos os processos de comunicação para garantir que as informações disseminadas sejam de linguagem simples, acessível para todos os públicos e distribuídas nos canais corretos para gerar conteúdo, educar, mediar relacionamentos, estimular o diálogo e a troca de experiências”, conta Leandro.

Solução

A partir dessas necessidades, o projeto “Pandurata Comunica” foi criado. O Pandurata Comunica é um meio de integrar e simplificar a integração entre universo de trabalho e colaboradores por meio de informações veiculadas em canais de comunicação como intranet, e-mail, mural e TV Corporativa.

“Nós precisávamos de um canal de comunicação rápido e que abrangesse a todos com mensagens claras, objetivas e muito mais visual. Sabemos que o dia a dia de uma fábrica ou centro de distribuição é corrido e as pessoas precisam ser impactadas com mensagens curtas e diretas.”, conta Leandro Gomes.

Hoje, o Grupo Pandurata possui 25 telas instaladas em lugares estratégicos do escritório e das fábricas, onde o fluxo de pessoas é maior – como refeitórios e ambientes de uso comum.

Projeto de Implantação

Além da tecnologia para a TV Corporativa, a Progic entrou com o serviço de implantação e estudo do canal, auxiliando o Grupo Pandurata na análise do cenário da empresa, planejamento editorial, construção de templates em uma nova identidade visual casada com o manual de marca e no relançamento do canal.

“Ao todo foram 3 meses, até que a mudança acontecesse. A partir do entendimento de públicos, linguagens, mensagens e os propósitos de cada canal de comunicação, reorganizamos e centralizamos as informações relevantes para cada operação, customizando-a para cada fábrica”, conta Leandro.

Resultados

O resultado não poderia ser outro: satisfação da equipe de comunicação interna e engajamento dos funcionários.

“Ao relançarmos o canal, percebemos que os funcionários tinham interesse em saber rapidamente das novidades, o visual passou a chamar atenção e a notícia passou a ser centralizada. Ouvimos feedbacks muito positivos”, complementa Leandro.

Contando, agora, com um canal de comunicação de forte apelo visual, com mensagens curtas, assertivas e expostas em lugares estratégicos na empresa, a equipe de comunicação conta com mais um elemento para gerar engajamento: a participação dos colaboradores na construção da programação e a sensação de pertencimento que esse elemento gera.

“Entendemos que os funcionários precisam se ver e se reconhecer na TV, por isso, damos vozes para que eles sejam mais participativos e colaborativos, utilizando a ferramenta para além de se informarem, também se engajarem”, finaliza Leandro Borges.
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