Por Progic - 12/03/2024
Mural Digital, ou TV Corporativa, é uma ferramenta de Comunicação Interna onde telas expostas aos colaboradores são instaladas em lugares estratégicos dentro da empresa, como em áreas de convivência, refeitórios e departamentos. Este canal possui diferenciais em relação aos demais, como alcance, atratividade e acessibilidade da informação.
Diversas novas tecnologias estão transformando a maneira de se comunicar com os funcionários de uma empresa. Desde aplicativos, redes sociais a até ferramentas para videoconferência.
No entanto, uma das principais tendências da área, que vem sendo adotada cada vez mais por empresas de todos os portes, é a TV Corporativa, ou Mural Digital, canal visual com características únicas e essenciais para a eficácia da Comunicação Interna.
Por isso, neste post, iremos compartilhar um pouco da nossa experiência de mais de 10 anos adquirida junto aos nossos clientes para falar tudo sobre o Mural Digital!
Você vai ver:
Mural Digital é uma ferramenta de Comunicação Interna onde telas, expostas continuamente aos colaboradores, são instaladas em lugares estratégicos da empresa, como em áreas de convivência, refeitórios e nos departamentos. Este canal possui diversos diferenciais em relação aos demais, como alcance, atratividade e acessibilidade da informação.
Muito além de apenas distribuir telas pela empresa para exibir o vídeo institucional o dia inteiro, o Mural Digital pode auxiliar em objetivos estratégicos, como aumentar o alinhamento dos colaboradores, potencializar ações de endomarketing, acompanhar processos e metas, promover a integração dos colaboradores, entre outros.
A TV Corporativa oferece aos colaboradores uma comunicação mais atrativa, segmentada e de fácil acesso a todos. Se bem gerenciada, ela pode ser um instrumento poderoso e dinâmico de comunicação na empresa, entregando a informação certa para a pessoa certa e no tempo certo.
A TV Corporativa é uma das aplicações de Digital Signage, ou Sinalização Digital. Outras aplicações comuns podem ser: TV no Ponto de Venda, TV em Ambiente de Espera ou TV para venda de publicidade, também conhecida como Mídia Digital Out of Home (MDOOH).
Uma comunicação interna eficaz garante que todos os membros da empresa estão trabalhando colaborativamente em direção a um objetivo em comum, melhorando a efetividade e a produtividade, bem como o produto ou o serviço entregue ao cliente.
Ela ajuda a desenvolver uma cultura coesa, auxiliando os colaboradores a tomarem decisões alinhadas às estratégias da corporação.
Agora, preste atenção em alguns desses conteúdos:
Todas essas informações aprimoram a cultura, moldam o comportamento e fornecem uma visão ampla do negócio aos colaboradores.
Elas alinham todos à estratégia e aos valores da empresa.
Assim, essas informações devem estar expostas aos colaboradores, à vista de todos continuamente, e não escondidas em uma pasta na intranet, esperando para ser encontrada, ou em um e-mail, esperando para ser aberto.
É aí que o Mural Digital se mostra estratégico.
Com ele, todas as informações essenciais para deixar os colaboradores alinhados estarão sempre ao alcance de um olhar. É uma ferramenta indispensável para a construção de uma comunicação interna eficaz.
Assim, com o auxílio da TV Corporativa, os gestores e profissionais de Comunicação Interna podem reforçar, aprimorar ou até criar a cultura da empresa.
É possível promover a colaboratividade, reforçar comportamentos desejados, comunicar a moral e os costumes, influenciar o otimismo em relação ao futuro.
Todos estes elementos influenciam muito o comportamento dos colaboradores.
“A TV Corporativa foi uma forma democrática para fazer a comunicação alcançar nossos 7.000 colaboradores. Os resultados alcançados foram muito positivos. Além de uma linguagem simples e visualmente compreensível, a TV Corporativa tem trazido bastante engajamento para nossos colaboradores” – Leandro Borges, Diretor de Recursos Humanos no Grupo Panduratta.
Ao compararmos aos outros canais de comunicação interna, o Mural Digital possui características e vantagens únicas. Essas características tornam a TV Corporativa essencial para complementar a estratégia de comunicação da empresa e impactar todos os colaboradores.
Veja:
O endomarketing, estratégia essencial para reter e engajar os funcionários, tem como essência a atratividade da comunicação interna.
Ou seja, transformar as informações estratégicas da empresa em algo que os colaboradores queiram consumir.
Com imagens, vídeos e animações de alta qualidade, o Mural Digital irá atrair a atenção dos funcionários, além de modernizar os ambientes da empresa.
Um dos principais desafios enfrentados pelos comunicadores é alcançar todos os colaboradores da empresa.
A TV Corporativa deixa a comunicação acessível aos colaboradores em qualquer local estratégico.
Mesmo os colaboradores do setor operacional, que não têm acesso ao e-mail ou à intranet, estarão sempre sendo impactados e atualizados em tempo real com os comunicados da empresa.
Com o e-mail, a intranet, a rede social corporativa, por exemplo, o colaborador é impactado apenas uma vez por um determinado comunicado.
Ele consome a informação e dificilmente irá voltar para reler aquela mensagem.
Com a TV Corporativa, é possível impactar o funcionário diversas vezes durante o dia.
Essa característica torna esse canal muito interessante para transmitir informações estratégicas, que precisam ser internalizadas pelo colaborador, como a Missão, Visão e Valores, segurança do trabalho ou os benefícios de RH, por exemplo.
O Mural Digital, instalado em lugares estratégicos da empresa, alcança os colaboradores de forma passiva.
Assim, não é necessário nenhum esforço por parte do funcionário para ser impactado pela Comunicação Interna.
A informação simplesmente está lá, na parede mais próxima chamando a sua atenção, basta virar o olhar.
Com as telas conectadas na internet e utilizando o software de gestão da Progic, em poucos minutos você pode publicar novos conteúdos em toda a sua empresa.
Essa é uma grande vantagem ao compararmos com o jornal mural, onde o trabalho para distribuir novos comunicados nos quadros é significativa, principalmente em grandes organizações.
Além da distribuição dinâmica dos conteúdos, como o Mural Digital pode otimizar a Comunicação Interna?
Para responder essa pergunta, vamos analisar alguns recursos do Mural Digital Progic:
Todos esses recursos irão diminuir as tarefas operacionais da equipe de Comunicação Interna e auxiliá-los a focar no que importa: realizar uma comunicação estratégica, engajadora e alinhada aos objetivos da empresa.
Um dos recursos do Mural Digital para mantê-lo atualizado automaticamente é a integração com outros sistemas.
É possível capturar informações, dashboards, postagens em redes sociais, notícias de portais externos ou qualquer outro sistema web e exibir nas telas.
Por causa de todas as características já citadas, a TV Corporativa talvez seja a melhor ferramenta para realizar a comunicação oficial da empresa.
Porém, isso não quer dizer que ela não possa ser utilizada como um canal coparticipativo, com o envolvimento da liderança dos setores e de agentes comunicadores.
Na realidade, essa descentralização da comunicação é uma tendência e uma boa prática para o canal.
Com o recurso de gestão de usuários, a empresa pode distribuir a responsabilidade de enviar novos conteúdos para o Mural Digital entre os colaboradores.
Um caso de uso desse recurso, inclusive utilizado por diversos de nossos clientes, é permitir que o líder de determinado setor insira conteúdos ou notícias apenas na tela instalada no departamento dele.
E não são apenas agentes comunicadores que podem contribuir com a TV Corporativa. Por que não incluir todos os colaboradores na construção do canal?
Fazer isso, inclusive, é outra boa prática para o sucesso da ferramenta:
“Se compararmos a melhora na comunicação interna de acordo com a porcentagem da grade de conteúdos que incluam os colaboradores, percebe-se uma melhora significativa nos resultados quanto mais o colaborador é incluído na TV Corporativa.” Fonte: TV Corporativa Trends
E para possibilitar essa inclusão, a Progic possui um recurso exclusivo em sua plataforma de TV Corporativa, o Feed Colaborativo.
Com Feed Colaborativo qualquer colaborador poderá enviar conteúdos para serem publicados nas telas, sem precisar logar em qualquer sistema ou ter qualquer tipo de treinamento.
Veja um exemplo de como funciona:
Os conteúdos enviados poderão ser moderados e publicados pela equipe de Comunicação Interna rapidamente.
Com o Mural Digital da Progic, você compartilha a responsabilidade de fazer fluir as informações dentro da empresa, automatiza a coleta dessas informações e democratiza a geração de conteúdos, de forma simples, organizada e frequente.
Dependendo da estratégia e dos objetivos da Comunicação Interna de sua empresa, o planejamento editorial do Mural Digital pode seguir diferentes linhas de atuação.
O primeiro passo para definir quais aplicações a estratégia comunicacional terá é mapear os seus principais objetivos e dar prioridade para os conteúdos e para as linhas estratégicas que estão alinhadas a estes objetivos.
Alguns exemplos das aplicações que a TV Corporativa pode ter para a Comunicação da empresa:
Veja mais em: 12 Exemplos de Endomarketing na TV Corporativa
Veja mais em: Tudo sobre Gestão à Vista
Veja mais em: Tudo sobre Cultura Organizacional
Veja mais em: Mural Digital para a Segurança do Trabalho
Criar uma programação atrativa para o Mural Digital, às vezes pode ser um desafio, mas existem diversas possibilidades de comunicar e engajar os colaboradores com este meio de Comunicação Interna.
Confira alguns exemplos para a sua programação.
Informações diversas que a empresa precisa comunicar aos colaboradores para mantê-los alinhados ao negócio.
Colocar os próprios funcionários como protagonistas na TV Corporativa, além de chamar a atenção e garantir a audiência do canal, irá valorizar e prestigiar o público interno.
Aprimore a cultura e o clima da empresa com conteúdos sobre temas importantes para o alinhamento e bem-estar dos colaboradores.
Um projeto de Mural Digital é composto por 3 elementos principais: os equipamentos, o software de gerenciamento e os conteúdos.
Para cada ponto que se deseja instalar uma tela, será necessário a própria tela e um dispositivo reprodutor de conteúdos, chamado player para TV Corporativa.
Com os players conectados na internet, toda a gestão do que será exibido nas telas é gerenciado remotamente através do software para Mural Digital.
Veja na imagem abaixo como funciona:
Ao subir um conteúdo, ele é armazenado na nuvem, ou seja, nos servidores da empresa que fornece a solução para Mural Digital.
Quando você define que este conteúdo deverá ser exibido em uma tela, o player irá fazer o download desse conteúdo e armazená-lo em sua memória interna.
Depois disso, a conexão do player com a internet só será necessária novamente para carregar novos conteúdos.
Veja mais detalhes de cada elemento:
Os dispositivos de reprodução, também chamados de players, são os equipamentos que enviam o vídeo para as telas. Eles são responsáveis por baixar e armazenar os conteúdos.
Porém, é importante lembrar que o Mural Digital é uma aplicação profissional com necessidades específicas, como funcionamento autônomo, ininterrupto e que não necessite de intervenção humana presencial após que os equipamentos foram instalados.
Um erro muito comum é utilizar players “genéricos”, como um computador ou um Android Player para realizar essa função.
Isso acaba gerando diversos tipos de problemas, como telas que não se reiniciam sozinhas em caso de queda de energia ou desconfiguração na área de exibição do vídeo.
Por isso, para garantir o funcionamento correto do Mural Digital, é fundamental escolher players profissionais para esta aplicação.
Para se aprofundar: Player para Mural Digital: Como Escolher o Melhor?
Toda a gestão da TV Corporativa é feita através de um software web, acessado através de um browser, como o Google Chrome ou o Mozilla.
Nele, você armazena todos os seus conteúdos, define a programação de cada tela, agenda horário de exibição, monitora o funcionamento dos players, e isso tudo remotamente.
Por isso, com um software para Mural Digital o canal ganha muito mais dinamismo.
Essa será a principal ferramenta da equipe que cuida da Comunicação Interna. É essencial estudar as opções do mercado e escolher a que mais se adapta às suas necessidades.
Neste ponto, tome cuidado com software para Mural Digital grátis, ou Mural Digital open source. Essas soluções não possuem todos os recursos necessários para gerenciar adequadamente as suas telas, ou não há suporte técnico.
Para se aprofundar: Software para Mural Digital: Como escolher o melhor?
Em um projeto de TV Corporativa, o conteúdo é rei.
Software e hardware são elementos que definirão a facilidade da operação e a escalabilidade da rede de telas, mas é o conteúdo que definirá o sucesso do projeto inteiro.
Afinal, ele é o produto entregue aos colaboradores.
Por isso, além de investir em conteúdos de qualidade, as mensagens precisam ser adaptadas para esse canal.
Conteúdos da Biblioteca Progic
A TV Corporativa, ou Mural Digital, é um formato diferente de comunicação, com características próprias. Ela não é igual ao jornal mural de informações ou à intranet da empresa.
Para se aprofundar: Conteúdos para Mural Digital: 99 Ideias
Quer saber como grandes empresas utilizam o Mural Digital? Quais os benefícios que este canal trouxe para a Comunicação Interna dessas empresas? O que os colaboradores acham da TV Corporativa?
Confira alguns cases de nossos clientes:
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