Por Progic - 07/03/2024
Com uma história de 38 anos adoçando a vida dos brasileiros, a Harald é a continuação de uma tradição que começou há mais de um século, quando uma família vinda da Alemanha inaugurou, em 1903, a primeira fábrica de chocolates do Brasil.
Segmento:
Indústria Alimentícia
Localização:
Santana do Parnaíba, Marília e Cajamar (SP)
Número de colaboradores:
> 600
Número de telas:
13
Destaque em diversos segmentos do mercado, como na produção de chocolate para confeitarias, hoje a empresa faz parte do Grupo Fuji Oil e possui quatro unidades pelo Brasil – um escritório central, duas fábricas (Santana de Parnaíba/SP e Marília/SP) e um centro de distribuição (Cajamar/SP), com mais de 600 colaboradores.
Junior Oliveira, Analista de Comunicação Pleno na Harald, com mais de 10 anos de atuação na área de comunicação e marketing, conta um pouco sobre a cultura Harald:
“Nossas pessoas são apaixonadas pela marca Harald. É um carinho que não só os colaboradores possuem, mas a comunidade ao entorno reconhece a Harald como uma das marcas mais queridas, principalmente em Santana de Parnaíba, onde fica a sede”, comenta Junior.
Alinhar os colaboradores à cultura organizacional e mantê-los informados e engajados para atingir as metas são os principais desafios para qualquer tipo e tamanho de empresa. Para grandes indústrias, que geralmente possuem ampla distribuição geográfica, público diversificado e com a grande maioria dos colaboradores sem acesso à intranet nem ao e-mail corporativo, alcançar esses objetivos é ainda mais complexo.
Porém, quando a liderança reconhece o papel essencial da comunicação interna para alcançar os resultados e objetivos estratégicos da empresa, a construção de uma cultura forte e unificada acontece de maneira natural. E para manter essa cultura de comunicação, a Harald busca constantemente novas maneiras para dialogar com os seus colaboradores.
Com o desafio de aumentar ainda mais o engajamento com as campanhas corporativas e fazer com que as informações chegassem para todos, de modo atrativo, em 2019 a Harald decidiu implementar a TV corporativa nos principais pontos da empresa.
“O maior desafio era levar a comunicação aos colaboradores que não têm fácil acesso ao e-mail, pois grande parte da equipe está na produção e na operação logística, e de forma efetiva, pois apesar de utilizarmos os quadros de avisos, muitos colaboradores não se atentavam a eles.”, comenta Júnior.
Com 13 telas espalhadas em locais chaves da companhia, como escritórios, centros de distribuição e operação, a Harald escolheu a Progic para ajudar na missão de fazer com que a TV Corporativa se tornasse um meio ágil de informar, potencializando a comunicação interna e integrando os mais de 600 colaboradores.
Para lançar a TV Corporativa, além da tecnologia, a Harald contou com a Implantação de Canal da Progic, serviço personalizado e com metodologia própria para garantir o sucesso do canal, que conta com etapas estruturadas de estudo do cenário da empresa, planejamento editorial do canal, produção artística, configurações da plataforma e treinamento do time de comunicação da Harald.
Com 20 anos de experiência no mercado e mais de 150 projetos de TV Corporativa implantados, Cleide Cavalcante, Gerente de Comunicação e Sucesso de Cliente da Progic, foi a responsável por acompanhar de perto todo o processo de construção da TV na Harald.
“A Cleide veio pessoalmente ao nosso escritório e esclareceu todas nossas dúvidas de forma bem didática. Juntos fizemos um estudo do público e dos conteúdos, trabalho de separação de materiais, artes gráficas etc”, comenta Júnior.
A programação da “Harald TV”, nome escolhido para o canal, é baseada nos objetivos estratégicos da comunicação da empresa: fortalecer a cultura corporativa e levar a comunicação a todos. Além de informar, os editoriais criados buscam estreitar a relação empresa e colaborador.
“Informamos aos colaboradores sobre eventos, aniversariantes, novos admitidos, promovidos, realizamos o fortalecimento de campanhas internas, comunicados do Grupo Fuji Oil, de gestão de pessoas, qualidade, marketing, segurança e demais áreas da empresa. Nosso objetivo é que eles saibam o que se passa na empresa, conheçam nosso negócio, participem dos eventos e campanhas, estejam sempre informados. Eles são a Harald”, comenta Júnior.
Foi criado um projeto artístico específico para a TV Corporativa, uma identidade que representasse a essência da Harald, não só através de cores, mas também de elementos que compõe a marca.
“Nossa programação ficou muito bonita e com cara de chocolate!”
Uma preocupação que a Progic tem com seus clientes é torná-los ainda mais capacitados na gestão e operação da TV Corporativa. Para isso, além da equipe de Suporte Técnico para esclarecer qualquer dúvida, o time de Sucesso do Cliente realiza treinamentos iniciais e recorrentes e está sempre acompanhando a evolução do canal.
“O suporte que a Monika nos dá é muito bacana, sempre auxiliando e mostrando as novidades do sistema. Hoje sou expert nas TVs porque tive treinamentos e orientação da equipe da Progic. Além disso, todas as vezes que precisei do suporte técnico, prontamente fui atendido e tudo foi resolvido rapidamente.”
Com a programação de conteúdos pronta, plataforma de gestão toda configurada e equipe de comunicação da Harald treinada para gerenciar o canal, a Harald TV foi lançada para os colaboradores, já trazendo resultados muito positivos.
“Logo após o lançamento, já usamos as TVs para fortalecer a divulgação de nossa pesquisa de clima, como responder, datas e reforço do comunicado. O resultado foi a maior participação dos colaboradores. Além disso, a TV Corporativa foi fundamental para reforçarmos os cuidados com o novo coronavírus”, completa Junior.
Junior Oliveira finaliza contando um pouco sobre como a TV Corporativa da Progic está ajudando a fortalecer a cultura da empresa e a alcançar todos os colaboradores:
“A comunicação se tornou instantânea e o relacionamento com os colaboradores ficou ainda mais próximo, além de reduzir a impressão de materiais e o envio de muitos e-mails. A TV é bonita, moderna e valoriza a imagem da empresa”.
E seguindo as tendências e melhores práticas da comunicação com os colaboradores, a TV Corporativa da Harald é colaborativa. Além da equipe de Comunicação Interna, o canal também envolve a liderança de diversos setores, descentralizando a produção de conteúdos e dando voz aos agentes comunicadores da empresa.
Confira os depoimentos de algumas dessas lideranças:
“Após as instalações das TVs Corporativas, houve uma aproximação ainda maior dos nossos times. A comunicação ficou mais rápida e fluida. As pessoas passaram a observar mais o que estava sendo comunicado pela empresa, e o layout e a forma dinâmica também facilitaram muito o interesse em ler a notícia.” – Geise Andrade – Gerente Executiva Sênior de Gestão de Pessoas.
“A TV Corporativa colabora muito para manter viva a comunicação da empresa, fazendo com que todos os níveis da companhia tenham a mesma informação. Isso ajuda muito a evitar boatos e fofocas, colaborando para criar um clima de transparência, trabalho em time e alinhamento de todos na busca de um objetivo comum.” – Ricardo Santos – Gerente de Engenharia e Manutenção.
“Para a área da qualidade, a TV corporativa está auxiliando na manutenção da cultura de qualidade e segurança dos alimentos, utilizando para reforçar conceitos importantes sobre a produção, controles de processo, lembretes de atividades, além de realização de campanhas corporativas. Aumentamos a nossa interação com todos da empresa e conseguimos estar sempre atualizados, mantendo um canal de comunicação eficiente, na velocidade e percepção que cada tema necessita, sustentando os valores da Harald.” – Alessandra Saadi – Gerente de Qualidade.
“Em nosso mundo Harald, temos o lema de “Conexão e Sinergia”, e a TV Corporativa tornou-se importante na interlocução entre Empresa – Colaboradores – Mercado. As nossas expectativas estão bastante positivas e estamos conseguindo reações e resultados excelentes, mantendo toda motivação dentro da casa e com nossos parceiros externos.” – Cesar Lima – Controller Executivo Senior.
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