Por Progic - 07/03/2024
Com mais de 25 anos atuando no mercado, a rede atacadista Casa do Lojista iniciou suas atividades em 1991, abrindo a primeira loja em São Paulo, na Marginal Tiête.
Tendo como foco o mercado de vendas por atacado, as lojas comercializam produtos de construção, utilidades e brinquedos, contando também com um canal online de vendas, que atende seus clientes 24 horas por dia, sete dias por semana.
Segmento:
Atacadista de Materiais de Construção
Localização:
5 lojas no estado de São Paulo
Número de colaboradores:
> 522
Número de telas:
6
Atualmente, a Casa do Lojista possui cinco unidades pelo estado de São Paulo, nas cidades de Campinas, Barueri, Pari, São José dos Campos e na capital. Com o quadro atual de 522 funcionários, a Casa do Lojista possui muitos funcionários que comemoram mais de 25 anos de empresa.
“Temos pessoas com 27, 28 anos de empresa e nossa cultura é de sempre valorizar os colaboradores e, por isso, é muito comum termos pessoas tão fiéis à Casa do Lojista.“ – Mayara Manzano, Analista de Comunicação da Casa do Lojista.
Como alcançar todos os colaboradores com uma comunicação mais atrativa e assertiva? Esse foi o desafio dado para o supervisor de comunicação da Casa do Lojista, Luiz Casimiro.
O profissional que entrou na empresa em fevereiro de 2019 tinha como objetivo substituir os quadros de avisos, alocados nas 5 unidades pelo estado de São Paulo, e achar um meio de comunicação em que fosse possível impactar todos do escritório e também das lojas, onde os colaboradores estão “desconectados” (trabalham longe de computadores ou smartphones).
“Antes a gente não conseguia comunicar todos de forma efetiva. Apenas os quadros de aviso que possuíamos não estava dando conta do recado.”, conta Luiz.
Dado o desafio, escolher o melhor canal de comunicação interna para a empresa, a equipe de comunicação e RH realizou uma pesquisa interna para descobrir qual era o meio que os colaboradores mais utilizavam em suas casas para se informar.
“Pensamos, em certo momento, em desenvolver um aplicativo para conversar com nossos colaboradores, mas muitos deles ficam sem o celular na hora do trabalho.”, conta Mayara.
Apesar do smartphone ter sido muito citado, a TV ainda continuava sendo o principal canal utilizado pelos colaboradores fora de casa.
“A solução foi contratar os serviços da Progic de TV Corporativa para fazer uma comunicação que conseguisse integrar todos e atingir também o pessoal que está desconectado.”, complementa Luiz.
Como era um canal novo para a Casa do Lojista, eles decidiram contar com a experiência da Progic para auxiliar na construção e implementação da TV Corporativa.
“Às vezes pensamos que não sabemos fazer televisão. Como vou fazer minha TV funcionar? Como vou gerar conteúdo? Então a Progic veio e nos deu todo o suporte necessário […] é uma consultoria que te ajuda a começar, acompanha o desenvolvimento e nos auxilia sempre que precisamos”, comenta Luiz.
Em menos de 2 meses “A Casa é Sua TV” foi lançada, ganhando um espaço especial nos refeitórios da Casa do Lojista e atingindo todos os colaboradores.
“A Progic deu todo o suporte para a gente. Veio na empresa, pegou nosso perfil, o perfil dos funcionários, conversou com a gente sobre o tipo de conteúdo que queríamos vincular na TV, sugeriu o que de novo poderíamos trazer e ajudou em toda nossa grade de programação”, completa Luiz.
Indicada por um fornecedor da Casa do Lojista, a Progic iniciou a parceria com a empresa no início do ano de 2019 e, em poucos meses, já melhorou a comunicação entre os colaboradores.
A vendedora Erika Cardoso, que trabalha na Casa do Lojista desde 2018, conta que adora se ver na TV e sente que o canal aproxima ela dos colegas.
“Estou adorando a TV! Tanto nas datas comemorativas, nos eventos que tem na empresa ou sobre a vida de cada um, gosto de ver fotos minhas e de meus colegas na programação. Inclusive, quando me vejo tiro foto e coloco nas minhas redes sociais”, relata Erika.
Mayara Manzano conclui: ““Com a TV, o colaborador passou a entender nossos valores e começou a sentir mais parte da Casa do Lojista. E isso é algo muito valioso para nós.”.
Ajudando na divulgação e desenvolvimento das campanhas de endomarketing, a TV Corporativa serve como uma ferramenta para trabalhar diversos pontos na Casa do Lojista. Entre eles estão: reconhecimento, cultura corporativa, segurança no trabalho, bem-estar no trabalho, entretenimento e divulgação de informes corporativos.
A programação da “A Casa é Sua TV”, nome escolhido para o canal através de um concurso interno, é baseada no calendário sazonal feita pela equipe de marketing da empresa.
Além dos informes das campanhas factuais (como Outubro Rosa, Novembro Azul, etc), assuntos de interesse geral (resultado de futebol) e conteúdo de reconhecimento (metas batidas, aniversariantes do mês, etc) fazem parte da programação.
“Todas nossas ações de endomarketing envolvem a TV Corporativa. Por exemplo: no Dia das Mães fizemos uma ação interna, entregamos uma lembrancinha e também passamos fotos das mães com os filhos na TV. Para eles, esse tipo de reconhecimento é muito forte e eles se sentem representados vendo suas fotos divulgadas para todos”, conclui Mayara.
Por
Progic
Plataforma multicanal de comunicação interna para alcançar 100% dos seus colaboradores.