Por Progic - 06/03/2024
Parte do grupo Edison Chouest Offshore (ECO), multinacional fundada em 1960, em Luisiana, EUA, e que hoje é a maior companhia de apoio logístico offshore do mundo, a Brasil Port atua há mais de seis anos no mercado de soluções logísticas integradas para indústria de Óleo e Gás.
Segmento:
Logística
Localização:
Porto do Açu, ao norte do estado do Rio de Janeiro
Número de colaboradores:
Mais de 580 colaboradores.
Número de telas:
4
Com um amplo portfólio em serviços logísticos, a Brasil Port atualmente possui mais de 580 colaboradores, com planos de chegar a mais de 750 funcionários nos próximos anos.
A empresa está localizada no Porto do Acu, ao norte do estado do Rio de Janeiro, um dos maiores terminais portuários privados multisserviços, projetado para ser uma solução única para às empresas de petróleo e de serviços do segmento.
Quando a liderança entende o papel fundamental da Comunicação Interna para alcançar os resultados e objetivos estratégicos da empresa, a construção de uma cultura forte e unificada acontece de maneira natural.
E para manter essa cultura, a Brasil Port busca constantemente novas maneiras para superar os desafios de fazer uma comunicação eficiente com os seus colaboradores.
“Pela grande extensão das nossas áreas, alcançar os mais variados públicos da nossa empresa sempre foi um grande desafio. A gente atuava inicialmente com murais, e com nossas ferramentas internas, como os diálogos diários de segurança (DDS), que envolvem a grande maioria das equipes operacionais e também administrativas, mas a gente sentia falta de proximidade com a nossa equipe, principalmente com a operacional”, explica Felipe Ferreira de Medeiros, Analista de Qualidade da Brasil Port.
Com o intuito de agilizar os processos comunicacionais e, consequentemente, manter os colaboradores alinhados aos objetivos estratégicos e valores da Brasil Port, principalmente no que diz respeito à Saúde e Segurança do Trabalho, a empresa decidiu implementar a TV Corporativa da Progic:
“O nosso gestor geral, ao pensar neste desafio, verificou que a maioria dos colaboradores passava um tempo ocioso na saída do refeitório após as refeições, então ele idealizou que ali poderia ser um lugar estratégico para concentrar a comunicação, criando o projeto Túnel da Comunicação“, comenta Felipe.
O Túnel da Comunicação foi um projeto especialmente pensado para receber as TVs Corporativas na Brasil Port.
“A gente queria fazer uma surpresa aos nossos colaboradores, pelo papel brilhante que eles desempenham nesses mais de seis anos de projeto”, explica Felipe.
Para o projeto inicial da TV Corporativa na Brasil Port, foram instaladas 3 telas na saída do refeitório, além de uma tela no escritório administrativo da empresa.
Seguindo as melhores práticas da TV Corporativa, desde o início do novo projeto, a Brasil Port envolveu os líderes e agentes de comunicação para contribuir com o canal, tanto na geração quanto na curadoria dos conteúdos para a TV.
Para fazer isso, a Brasil Port utiliza a Editoria Colaborativa, recurso exclusivo da TV Corporativa Progic, onde todos os colaboradores convidados poderão enviar conteúdos para serem publicados nas telas de maneira rápida, sem necessidade de treinamento, nem de usuário e senha.
“Hoje, os designados de cada departamento, que fazem a introdução dos conteúdos a serem exibidos, possuem um link em suas barras de favoritos. Eles simplesmente definem um título, uma descrição resumida do conteúdo a ser exibido e a possibilidade de anexação de uma imagem. Então, conseguimos de uma maneira rápida e muito simples, com uma interface muito intuitiva, fazer com que a comunicação aconteça”, explica Felipe.
A equipe de comunicação passa a receber diversas sugestões de publicações, podendo realizar ajustes antes de aprová-las, além de agendar o período de veiculação.
O projeto de TV Corporativa da Brasil Port contou com a Implantação de Canal da Progic, um serviço para auxiliar na construção do canal utilizando as melhores práticas e de forma personalizada para a empresa.
Assim, foi definido uma série de editorias que fariam parte da programação do canal, levando em conta a cultura e as necessidades de comunicação da empresa.
“As nossas telas são divididas por conteúdo. A gente tem uma tela para assuntos de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional), temos também uma tela com conteúdos de Recursos Humanos e outra com conteúdos de operações. Temos também no escritório administrativo uma tela com todos os conteúdos dessas três telas”, comenta Felipe.
Ao todo, o canal da Brasil Port, chamado de Brasil Port TV, conta com mais de 15 editorias diferentes, como Quality News, Manutenção, Aconteceu, entre outros.
Graças a implantação de um canal de comunicação mais eficaz no contexto operacional e que proporciona oportunidades de acompanhar as novidades e se envolver a partir das campanhas, os colaboradores passaram a ver mais valor na Comunicação Interna da empresa e a se sentirem mais valorizados.
O público-alvo das campanhas era sobretudo o setor operacional, onde houve uma adesão muito grande ao novo canal:
“Apesar de ser um projeto muito recente, percebemos uma aderência muito maior nas convocações de treinamentos. A gente tinha uma dificuldade muito grande de comunicar a todas as equipes, de diferentes turnos, quanto aos dias e horários de treinamentos. Também houve melhora na aderência nas campanhas e programas de reconhecimento que a Brasil Port desenvolve hoje, e nas convocações para realização de exames periódicos“, comenta Felipe Medeiros.
Felipe também compara os benefícios da TV Corporativa em relação aos murais impressos que eram utilizados anteriormente:
“[Com o jornal mural] nós tínhamos a geração de resíduos desses conteúdos, e manter a atualização e a garantia de que todos estão recebendo a mesma informação ao mesmo tempo era um grande desafio, e que por vezes acabava causando alguma falha ou algum tipo de ruído, e isso foi algo que a gente conseguiu resolver junto com a Progic através da TV Corporativa”, finaliza Felipe.
A experiência da Brasil Port mostra como a equipe responsável pela Comunicação Interna foi muito assertiva, não apenas na escolha de um canal moderno, atrativo e que auxilia nos desafios da empresa, mas também na gestão estratégica da ferramenta, o que está potencializando os benefícios para a empresa.
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