Por Progic - 08/03/2024
Com mais de 30 anos de tradição no setor, o Veiling Holambra é uma cooperativa que hoje é o maior centro de comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil e uma das principais da América Latina.
Segmento:
Comercialização de flores e plantas ornamentais
Localização:
Santo Antônio de Posse – SP
Número de colaboradores:
> 400
Número de telas:
8
“A força do cooperativismo do Veiling é o elo facilitador de negócios”. Esse é o propósito máximo de transformação do Veiling Holambra, cooperativa fundada em 1989 por imigrantes de origem holandesa.
Hoje, o Veiling possui cerca de 400 colaboradores, sendo que mais de 250 trabalham nas atividades de logística da cooperativa. A sede fica em Santo Antônio de Posse, no estado de São Paulo, cidade que fica próximo a Holambra, e possui mais de 800 mil metros quadrados, com 155 mil de área construída.
Vivian Bernardo dos Santos Ferreira, Coordenadora de Recursos Humanos na cooperativa, conta um pouco sobre o Veiling Holambra:
“A gente tem o cooperativismo muito enraizado em nossa cultura, e isso é um grande diferencial para a gente”, diz Vivian Ferreira.
O Veiling Holambra atua como o elo entre o produtor e o consumidor de flores e plantas ornamentais e hoje é o maior centro de comercialização do país, sendo responsável por cerca de 45% do mercado nacional.
Quando uma empresa moderna possui a valorização dos colaboradores como um de seus valores, temos o cenário perfeito para a inovação na Comunicação Interna.
A partir da necessidade de estar mais próximo dos colaboradores, principalmente do departamento de logística, no início de 2021 o Veiling decidiu implantar a TV Corporativa na cooperativa.
“Percebemos que tinha um “gap” muito grande com os colaboradores da área operacional. Precisávamos estar mais próximos desse público. Foi então que a gente criou esse novo canal junto com a Progic, que é a Veiling TV. A TV Corporativa chegou em um momento que precisávamos ter uma comunicação mais dinâmica, eliminando a necessidade de imprimir os comunicados e colocar nos quadros de avisos”, explica Vivian.
“Precisávamos estar próximo do colaborador, ainda que nós não pudéssemos estar perto. O canal que encontramos para isso foi a TV Corporativa, a Veiling TV”, conta Vivian.
Hoje, a Veiling TV conta com 8 telas espalhadas em locais estratégicos da cooperativa, como no refeitório, locais de passagem e na recepção, e com planos de expansão para o próximo ano.
O projeto de TV Corporativa do Veiling Holambra contou com a Implantação de Canal da Progic, um serviço para auxiliar na construção do canal utilizando as melhores práticas e de forma personalizada para a empresa.
Uma das etapas dessa implantação é a definição das editorias que irão compor a programação da TV Corporativa junto ao cliente, que são como os temas são organizados e abordados no canal.
“Nós utilizamos o “Fala Liderança”, o “Fala Galera”, as editorias da CIPA, os aniversariantes. Também temos o “Minha Trilha”, onde divulgamos quem foi promovido no mês. Tem colaborador que tira foto da TV e coloca a foto no LinkedIn agradecendo o Veiling”, são algumas editorias citadas por Vivian na entrevista.
Além das editorias personalizadas da cooperativa, Vivian conta também que utiliza alguns conteúdos prontos da biblioteca da Progic, principalmente aquelas relacionadas à saúde e bem-estar dos colaboradores.
“Estávamos com um programa para humanizar a relação com nossos colaboradores, e a Progic já trazia conteúdos prontos para a TV, feitos por profissionais sérios, com relação à saúde e qualidade de vida. Por isso, o projeto foi muito bem aceito pela alta direção quando nós levamos essa proposta”, conta Vivian.
A TV Corporativa do Veiling estreou no início de 2021 e impacta a maioria dos seus 400 colaboradores, além dos clientes que visitam diariamente a cooperativa. Apesar do pouco tempo de projeto, Vivian conta como o canal já está alcançando resultados incríveis para os processos comunicacionais da empresa:
“É um canal para trabalharmos de várias formas o sentimento de pertencer. A gente percebe que esse é um canal que os colaboradores aceitaram e querem fazer parte. Isso engaja muito pra gente”.
Aproveitando também a natureza do negócio e a cultura da cooperativa, Vivian realiza diversas campanhas internas para as datas comemorativas, sempre com muitas fotos e flores, com o intuito de envolver e valorizar os colaboradores.
“Fizemos a campanha do Dia das Mães, onde o colaborador poderia enviar foto com sua mãe, ou a própria colaboradora poderia enviar fotos com seus filhos. Gerou uma adesão muito grande, as pessoas tiravam foto da TV e enviavam para suas mães, dizendo “olha mãe, você está na TV do meu trabalho. Foi muito bacana. Isso mostra pra gente que as pessoas prestam a atenção, que estão consumindo aquele conteúdo”, relata Vivian.
A TV Corporativa é um canal de comunicação atrativo e dinâmico, com mensagens curtas, assertivas e impacta todos os colaboradores em lugares estratégicos na empresa. E, com a solução da Progic, ela se torna uma ferramenta ágil, colaborativa e que otimiza o dia a dia dos profissionais do setor.
“Nós temos até uma “piada” no nosso departamento onde falamos que todo fornecedor poderia ser igual a Progic, pois colocamos vocês em um padrão de qualidade que a gente gostaria que todos os fornecedores fossem. Vamos manter por muito tempo essa parceria, sempre inovando e ajudando a cooperativa estar cada vez mais próxima do colaborador com uma comunicação dinâmica e assertiva, como o colaborador merece”, completa Vivian.
Por
Progic
Plataforma multicanal de comunicação interna para alcançar 100% dos seus colaboradores.