Por Progic - 16/01/2026
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR) é um órgão público com forte impacto social, atendendo diariamente cerca de 900 mil a 1 milhão de estudantes em todo o estado, por meio de uma rede composta por 32 Núcleos Regionais de Educação.
Com aproximadamente 1.200 a 1.300 servidores trabalhando na sede em Curitiba, distribuídos em cinco diretorias e diversos departamentos, a comunicação interna precisava atender a públicos diversos com perfis e rotinas completamente diferentes — desde equipes administrativas até servidores que atuam diretamente com processos operacionais e não têm acesso constante a e-mail.
Com o objetivo de integrar todos esses profissionais, padronizar a circulação de informações e construir sinergia entre as áreas, a SEED-PR passou a utilizar a comunicação estratégica com TV corporativa como um canal moderno, visual e eficaz — implementado com o apoio da Progic.
A SEED-PR é responsável pela organização, estrutura física, contratação de servidores e professores, alimentação escolar (por meio do Instituto Fundepar) e outras ações estratégicas que impactam a vida de quase um milhão de estudantes diariamente.
Essa amplitude de atuação exige uma comunicação bem estruturada, que consiga dialogar com diferentes públicos internos e externos — desde servidores administrativos até estudantes e suas famílias.
“Nós temos diferenças muito grandes nos trabalhos que cada diretoria realiza. É extremamente relevante que a gente consiga fazer essa sinergia e essa integração entre essas diretorias”, explica Tiago Ramos, Gestor de Comunicação da SEED-PR.
A equipe de comunicação é robusta e multidisciplinar, composta por assessoria de imprensa, produção audiovisual, design, animação e comunicação interna — tudo coordenado para produzir vantagem estratégica e apoiar as ações prioritárias da instituição.
“O tamanho do trabalho que nós fazemos dentro da secretaria corresponde ao tamanho do impacto que ela gera cotidianamente na vida dos nossos cidadãos aqui do estado do Paraná.”
Antes da TV corporativa, a comunicação interna era feita principalmente por e-mail e murais físicos. No entanto, esse modelo não garantia que a informação chegasse a todos os servidores, especialmente aqueles que trabalham fora do ambiente de escritório ou em turnos diferentes.
“É muito importante que a comunicação chegue de maneira padronizada e integrada, porque senão corremos o risco de ter ruídos, de não alcançar quem precisa saber.”
Outro desafio era fazer com que cada servidor compreendesse a importância do seu trabalho dentro do propósito maior da Secretaria: garantir que o estudante aprenda mais e melhor.
“Embora nós estejamos trabalhando pelo estudante, a gente não trabalha com o estudante cotidianamente. Um dos desafios é fazer essa conexão para que o servidor perceba que aquilo que ele faz — que às vezes é um processo de compra, por exemplo — é fundamental para a qualidade da vida e para a qualidade do ensino que a rede oferta.”
Além disso, era necessário modular a linguagem conforme o público: conteúdos voltados para estudantes exigem uma abordagem completamente diferente daqueles direcionados aos servidores.
“Essa modulação da linguagem é extremamente relevante pro sucesso da comunicação. Se a gente não consegue modular a linguagem, a gente tem uma dificuldade muito grande de produzir o impacto que queremos.”
A implementação da TV corporativa foi planejada de forma estratégica. As telas foram posicionadas em pontos de alto fluxo e permanência dentro do prédio da SEED-PR, como:
Atualmente, a SEED-PR conta com 23 pontos de TV corporativa espalhados pela sede.
A facilidade de uso da plataforma e a agilidade na publicação de conteúdos foram determinantes para o sucesso da implementação. A equipe de comunicação conseguiu centralizar a gestão de todas as programações em um painel único, facilitando o controle editorial e a integração de canais.
“A gente consegue visualizar a relevância daquele canal, e há uma expectativa também desses servidores em relação àquilo que vai ser colocado nas nossas telas. Os servidores vêm e falam: ‘Olha, isso daqui seria legal, isso daqui seria importante’. Isso mostra como a TV está presente no cotidiano.”
Além da TV corporativa, a SEED-PR trabalha com outros canais complementares, como:
Todos esses canais atuam de forma integrada, e parte dos conteúdos da revista, por exemplo, também é exibida nas TVs, criando sinergia entre as plataformas.
A chegada da TV corporativa estimulou a participação ativa de todas as diretorias. Hoje, as campanhas seguem um calendário fixo, criando expectativa e envolvimento entre os setores.
“Os servidores perguntam: ‘Vai sair até quando? Posso colocar?’ Existe uma predisposição das áreas em cumprir os prazos porque querem estar na TV. É uma forma de visibilidade para eles também.”
Embora a inserção de conteúdo seja centralizada pela comunicação, todos os setores participam como geradores de conteúdo. A equipe trabalha com editorias fixas, que são alimentadas de forma semanal ou quinzenal:
A equipe também identificou que conteúdos audiovisuais com movimento geram muito mais engajamento.
“Todo o conteúdo que nós apresentamos é conteúdo audiovisual. Geralmente, quando tem conteúdos com áudio, a gente faz legendagem também, porque muitos servidores trabalham com conteúdo sensível ou em ambientes que exigem silêncio.”
Mensagens da liderança em vídeo, por exemplo, têm alto impacto:
“Quando a gente quer passar um vídeo pra todo mundo assistir, a gente coloca na TV e todo mundo para pra ver.”
A TV corporativa se tornou o canal principal para campanhas interativas e de reconhecimento. Entre as ações de maior destaque, estão:
“Quando a gente traz essa visibilidade, quando a gente coloca isso na tela, quando a gente coloca isso na revista, quando a gente conta aquela história daquele trabalho e o impacto que aquilo tem, isso é relevante não só para o sujeito que está realizando aquele trabalho, mas para nós como comunicadores.”
A equipe também adota uma postura de teste e aprendizado contínuo, testando linguagens, formatos e editorias para identificar o que gera mais impacto.
“A TV é um canal bem dinâmico. É importante estar aberto pro diálogo, atuar em parceria e testar as coisas. Se você não testa, você não sabe o que pode dar certo.”
Desde a implementação da TV corporativa, a SEED-PR passou a contar com uma comunicação mais integrada, visual e estratégica. As mensagens chegam de forma padronizada a todos os servidores, o engajamento aumentou, e a participação das áreas como geradoras de conteúdo se tornou uma rotina.
“A TV corporativa permite com que essa integração se produza de uma maneira mais fluída, porque ela consegue padronizar a circulação da informação entre todos os departamentos, entre todas as diretorias.”
Um exemplo concreto do impacto da ferramenta aconteceu recentemente: durante uma ampliação de espaço no prédio, um dos departamentos que mudou de local solicitou imediatamente que a TV fosse transferida junto.
“Um dos departamentos que fez a transição já veio: ‘Olha, a minha TV estava lá, tem que vir pra cá, vamos trazer, vamos instalar aqui, esse público aqui precisa ser atendido’. Isso mostra como a TV está presente no cotidiano desses servidores.”
Hoje, a equipe de comunicação não consegue mais imaginar o trabalho sem a TV corporativa.
“Hoje, se eu parar pra pensar, acho que nem consigo lembrar como era antes. A gente acostumou tanto com o digital… ganhou agilidade, assertividade, qualidade visual. Não tem comparação.”
Outro ganho importante foi a percepção de que a comunicação não é feita para as pessoas, mas com as pessoas.
“Ter o servidor como parceiro na produção dos nossos fluxos de comunicação realmente consegue fazer com que ele tenha essa sensação — que é verdadeira — de que está integrado àquela instituição. Nós estamos aqui construindo essa instituição juntos.”
Esse case demonstra que, mesmo em ambientes complexos e altamente departamentalizados como órgãos públicos, é possível implementar uma comunicação interna de impacto — que informa, engaja, integra e fortalece a percepção de propósito compartilhado entre todos os servidores.
Uma comunicação efetiva é o diferencial para ter colaboradores alinhados ao negócio e engajados em gerar resultados.
Estamos transformando a comunicação nas empresas com a mais completa e avançada Plataforma Multicanal de Comunicação Interna do Brasil, com TV, Aplicativo, E-mail e Pop-up Desktop.
Visite nosso site e veja como você também pode potencializar a Comunicação Interna da sua empresa com a Progic!
Por
Progic
Plataforma multicanal de comunicação interna para alcançar 100% dos seus colaboradores.