OCQ – Agentes Comunicadores com a TV Corporativa

Por Progic - 18/06/2024

Sobre a empresa

Fundada em 1984, a Oswaldo Cruz Química, subsidiária do Grupo OCQ, que é composto por 19 empresas e atua em 8 países, é uma referência de mercado e a maior produtora de resinas e matérias-primas para diversos setores fundamentais da economia, tais como construção civil, tintas, adesivos, embalagens, papel, têxtil, entre outros.

Segmento:
Industria Química

Localização:
Guarulhos – São Paulo, SP

Número de colaboradores:
+500

Com mais de 500 funcionários e sede na cidade de Guarulhos, São Paulo, a OCQ possuí duas unidades industriais e cinco centros de distribuição estrategicamente localizados que atendem todo o território brasileiro, oferecendo um serviço rápido e diferenciado. Além disso, a empresa também conta com 5 laboratórios com uma equipe técnica de qualidade para o atendimento personalizado, desenvolvimento de produtos especiais e suporte aos clientes.

OCQ - Agentes Comunicadores com a TV Corporativa

Desafios antes da TV Corporativa na OCQ

Pâmela Pires, Coordenadora de Desenvolvimento Organizacional e de CI, conta pra gente como é o dia a dia da comunicação na Unidade de Guarulhos, localizada em São Paulo, tendo que lidar com públicos diferentes, do setor administrativo e o de operação.

“Antigamente na fábrica a gente usava mural impresso, mas era uma comunicação que as vezes não era tão atualizada, porque dependia de alguém imprimir a informação e ir até lá atualizar. Em uma pesquisa de clima realizada na empresa, foi apontado essa falta de conteúdo ágil e atualizado no mural”, comenta Pâmela.

Pamela comenta que um dos fatores decisórios para a contratação da TV Corporativa foi a facilidade e praticidade da atualização de conteúdo em comparação com o mural físico utilizado na empresa antigamente.

Solução

A implementação da TV Corporativa na OCQ sinalizou o começo de uma nova fase na comunicação interna da empresa. Essa inovação não apenas superou os desafios relacionados aos murais físicos, mas também trouxe uma série de benefícios que revolucionaram a forma como as informações são disseminadas dentro da organização. A facilidade e rapidez da implementação após contratação da TV Progic, foi um diferencial destacado por Pâmela:

“Acredito que por volta de um mês conseguimos colocar o projeto para funcionar. As reuniões com o nosso TI e o treinamento para a utilização da ferramenta foi bem rápido e a plataforma é muito intuitiva, então foi só sair usando.”

A adesão e recepção a esse novo canal de comunicação digital foi bem aceito em ambos os ambientes da empresa, administrativo e operacional. As telas foram posicionadas em locais estratégicos, como refeitório e escritórios. Pâmela conta como é o engajamento nas ações da TV Corporativa:

“Temos algumas ações em que os colaboradores precisam interagir, seja mandando uma foto, respondendo uma pesquisa, um quizz, tudo através do QR-code. Isso é bacana pois conseguimos medir o engajamento também.”

Ela ainda acrescenta a facilidade em utilizar o recurso de interatividade da TV Corporativa da Progic como ferramenta para ações de comunicação interna:

“Fizemos uma ação de Dia das Mães utilizando a Editoria Colaborativa onde o colaborador enviava uma foto com sua mãe. É realmente muito fácil porque é tudo pela própria TV. Ele envia o conteúdo pra nós e é só aprovar que já aparece nas telas. É muito simples”, explica Pâmela.

OCQ - Agentes Comunicadores com a TV Corporativa

Conteúdos na TV Corporativa da OCQ

Josiéllen Depret, estagiária do setor de Comunicação Interna da OCQ, comenta como o treinamento da plataforma foi prático e rápido, facilitando a utilização e criação de conteúdos e editorias dentro dela e como é feita a construção da playlist.

“Utilizamos bastante os conteúdos externos da Progic, de diversos assuntos, conseguindo adaptar os conteúdos com a nossa identidade visual através do Creative, ferramenta interna da plataforma.”

OCQ - Agentes Comunicadores com a TV Corporativa

Josi acrescenta como é interessante a disponibilidade de personalizar o conteúdo de acordo com as áreas e como as personas foram utilizadas para identificar cada departamento:

OCQ - Agentes Comunicadores com a TV Corporativa“Aqui na OCQ cada área tem sua identidade, então os conteúdos são criados de acordo com o segmento dentro das playlists criadas na plataforma da Progic. Personas também são utilizadas para representar as áreas, a Val que representa o setor de treinamento e desenvolvimento, o Oswaldinho que representa o setor de qualidade, outras personas que representam a segurança no trabalho, cada uma comunicando seu setor e gerando identificação com o colaborador.”

Agentes Comunicadores na TV Corporativa

Seguindo as melhores práticas para o canal, e com o auxílio da consultoria da Progic com o Projeto de Comunicação, desde o início do novo projeto, a OCQ envolveu os líderes e agentes de comunicação para contribuir com o canal na geração dos conteúdos para a TV. Ana Carla Panzone, Diretora de Gente e Gestão da Oswaldo Cruz Química, conta como eles descentralizaram a comunicação na TV:

“Nós demos autonomia para os profissionais de BPs das pontas, então eles têm acesso para incluir conteúdos na TV como o cardápio da semana, os aniversariantes, ou conteúdos específicos daquela unidade”, explica Ana Carla.

Após a implantação da TV Corporativa na OCQ, Ana Carla afirma que houve um impacto direto na quantidade de colaboradores que se candidatam para as vagas da empresa devido ao aumento do alcance dos comunicados internos:

OCQ - Agentes Comunicadores com a TV Corporativa“Quando as pessoas que eram da produção começaram a se candidatar a vagas interna através da TV Corporativa, esse é um case de sucesso. Esse conteúdo da TV deu oportunidade para as pessoas participarem dos processos seletivos”, explica Ana Carla.

Conclusão

A jornada da OCQ na implementação da TV Corporativa como canal de comunicação interna destaca a importância de adaptar-se às novas tecnologias para superar desafios e atingir objetivos organizacionais.

Com resultados rápidos e tangíveis, o caso de sucesso da OCQ demonstra como soluções inovadoras podem transformar a comunicação interna, aumentar o engajamento dos colaboradores e contribuir para a eficiência empresarial.

É um excelente exemplo para melhorar a comunicação interna e fortalecer a cultura da empresa, não acha?

Quer conhecer mais sobre a mais completa e avançada plataforma de Comunicação Interna do mercado? Então visite nosso site e saiba mais!

Plataforma de Gestão para TV Corporativa Progic
Avatar Progic

Por

Progic


Plataforma multicanal de comunicação interna para alcançar 100% dos seus colaboradores.

wid.studio