Por Progic - 28/06/2024
Há 163 anos, a CAIXA Econômica Federal tem sido um pilar no desenvolvimento do Brasil, consolidando-se como um banco de grande porte, sólido e moderno. Como principal executor das políticas públicas do governo federal, a CAIXA está presente em todo o território nacional, mantendo sua essência: acreditar no potencial das pessoas.
A CAIXA Consórcio, uma empresa integrante do grupo CAIXA Econômica Federal, atua no segmento de consórcios, uma modalidade de compra planejada e colaborativa. Nesse modelo, um grupo de pessoas se une para formar uma poupança comum, com o objetivo de adquirir bens ou serviços de maneira organizada e eficiente.
Segmento:
Negócios em seguridade.
Localização:
Escritório CAIXA Consórcio localizado em São Paulo, capital.
Número de Colaboradores:
Mais de 150 colaboradores no Brasil.
Conversamos com parte do time envolvido no processo de desenvolvimento e gerenciamento da comunicação interna da CAIXA Consórcio para entender o principal desafio enfrentado pelos colaboradores no acesso à informação. Vanessa Cattinne, Diretora Comercial e de Marketing, menciona a necessidade de avançar no processo comunicativo com soluções mais tecnológicas, uma tendência de mercado e da sociedade.
“Hoje, nossa vida é basicamente digital, tanto como consumidores quanto na forma de se relacionar. Portanto, é fundamental que tenhamos canais digitais não só para nos relacionarmos com os clientes, mas também com nossos empregados e colaboradores da Caixa Consórcio, e toda a rede.”
Ricardo Thomé, Coordenador de Comunicação da Caixa Consórcio, acrescenta que o maior desafio enfrentado é a dificuldade de alcançar todos os colaboradores que precisam acessar as informações.
“O maior desafio da comunicação hoje é conseguir chegar a todos os colaboradores”, disse Ricardo.
A introdução da TV Corporativa na CAIXA Consórcio, a TV Conexão, marcou o início de uma nova era na comunicação interna da empresa. Danielle Fernandes, Superintendente de Marketing, relembra como foi a decisão de contratar a Progic:
“A Progic foi a empresa que nos deu mais segurança quando cotamos com outros fornecedores. Tínhamos o desejo de implantar a TV, mas precisávamos de um suporte para os passos necessários à implantação. A Progic foi a única que demonstrou capacidade de nos oferecer a consultoria necessária no início do projeto, traçando um planejamento desde a instalação até a produção de conteúdo do canal”.
Com as incertezas naturais ao implementar um novo canal de comunicação, Ricardo detalha o processo de adesão ao canal e como lidaram com a gestão do software desde o início.
“A plataforma é superintuitiva. Participamos dos treinamentos e passamos por todas as etapas: como subir uma mídia, como gerir, editar, duplicar, segmentar e definir a duração. Todo o time aprendeu muito rápido porque a ferramenta é intuitiva, rápida e prática na condução e na gestão da comunicação.”
Com a TV Corporativa implantada, Vanessa lembra o impacto que o novo canal rapidamente trouxe para a comunicação com os colaboradores, destacando o uso da ferramenta também para a estratégia de gestão à vista.
“Sabemos que hoje a quantidade de informação que recebemos — seja por e-mail, mídias sociais ou WhatsApp — é enorme, e a TV Corporativa foi realmente um marco aqui, onde conseguimos engajar os empregados da CAIXA Consórcio e trazer foco para os assuntos que necessitam de uma atenção especial de todos. Um bom exemplo são os dashboards. Cada gestor traz os indicadores de sua área, gerando maior visibilidade e engajamento das equipes,” destaca Vanessa.
Considerando que a empresa já utilizava canais mais tradicionais de comunicação interna, como murais físicos e e-mail, Ricardo relata como tem sido o processo de criação de conteúdo, adesão e engajamento dos colaboradores com a TV:
“As nossas editorias de bem-estar e de RH, além de outros assuntos que tratávamos internamente, foram transpostos para a TV. Desde então, temos evoluído, pois entendemos que a TV é um meio vivo, com novos conteúdos sendo gerados diariamente. Assim, é necessário envolver os demais setores. Instruímos que todas as áreas podem produzir conteúdo, contribuir e trazer novos temas e conquistas. Afinal, a TV é um recurso da empresa.”
Danielle, impressionada e orgulhosa da recepção e apropriação que os colaboradores tiveram com a TV Corporativa, comenta:
“Dentre os muitos benefícios que obtivemos com a TV Corporativa, sou especialmente grata pelo fato de que a companhia inteira se apropriou dela. Isso é um ponto crucial para esse tipo de comunicação. Conseguimos engajar os colaboradores a ponto de eles perceberem que aquele veículo também é deles, que além das editorias oficiais, eles podem incluir seu próprio conteúdo na TV.”
As Editorias Colaborativas, como “Meu Pet” e “Dia das Crianças”, se tornaram alguns dos temas de maior sucesso na TV. A plataforma de gestão da Progic conta com um recurso integrado de criação de QR Codes, o que facilita a participação e o engajamento do colaborador nessas campanhas.
“Criamos várias editorias colaborativas, e as pessoas já adotaram o hábito de interagir. Sempre que algo na TV mostra um QR Code, elas já se aproximam com o celular. Recebemos frequentemente pedidos de participação. O software facilita enormemente o processo de criação de conteúdo e a moderação das aprovações”, salienta Ricardo.
Segundo Ricardo, um fator fundamental na escolha da plataforma de gestão da Progic foi a Saída Multicanal. Com este recurso exclusivo e automático, os responsáveis pelo projeto têm a opção de enviar semanalmente os conteúdos da TV Corporativa para outros canais digitais, como portal corporativo, newsletter e aplicativo.
“Temos oito TVs no escritório, mas também contamos com pessoas trabalhando remotamente, 100% home office, e fora de São Paulo, incluindo locais como Brasília, Sul, Nordeste e Norte. A funcionalidade multicanal da plataforma Progic foi fundamental para garantir que um resumo dos acontecimentos da semana na TV Corporativa fosse enviado a essas pessoas”, explica Ricardo.
Além de manter todos informados diariamente, o sucesso da implementação da TV Conexão foi tanto que os colaboradores fazem “fila” de sugestões de novos conteúdos para o canal.
“A equipe de comunicação, responsável pela criação dos conteúdos da TV, escolhe os temas da fila de sugestões e os desenvolve com muito cuidado. Esta via de mão dupla de comunicação, colocando o colaborador no centro, é extremamente gratificante e visível no engajamento do pessoal,” diz Vanessa.
Além disso, Danielle revela que a experiência da CAIXA Consórcio com a TV Corporativa Progic foi tão significativa que se tornou um Caso de Sucesso para outras unidades de negócio da Caixa:
“Recebemos visitas de representantes de outras empresas interessadas em entender como implantamos a TV Corporativa para replicar o modelo em suas próprias companhias. Viramos um caso de sucesso em comunicação com o colaborador, o que é um motivo de orgulho para nós”, comenta Danielle.
Gostou do case de sucesso da CAIXA Consórcio? A jornada da empresa na implementação da TV Corporativa destaca a importância de adaptar-se às novas tecnologias para superar desafios, mas sem perder o foco na humanização e no protagonismo da pessoa colaboradora na comunicação da empresa.
Gostou dessa história de sucesso? Faça como a CAIXA Consórcio e potencialize também sua comunicação interna com a solução de TV Corporativa da Progic!
Por
Progic
Plataforma multicanal de comunicação interna para alcançar 100% dos seus colaboradores.