Por Progic - 08/03/2024
Fundada em 1997, a Biolab é uma das maiores empresas de medicamentos no Brasil, líder em diversos mercados como Cardiologia e Dermatologia, além de se destacar na Ginecologia, Gastroenterologia, Clínica Médica e Sistema Nervoso Central. Uma das suas principais características é ser uma empresa pulsante, com comprometimento no desenvolvimento da ciência e da indústria farmacêutica.
Farmacêutica
A Biolab conta com três unidades industriais no Estado de São Paulo, um novo complexo em construção em Pouso Alegre (MG) e Centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Brasil e no Canadá.
Mais de 3.800 colaboradores.
Impactar os milhares de colaboradores, espalhados em diversas unidades, de forma uníssona, engajadora e efetiva, é um enorme desafio. Para entender como a tecnologia contribuiu para que as estratégicas de comunicação fossem viabilizadas, tendo o colaborador no centro, conversamos com Nathalia Alves Pereira, Coordenadora de Assuntos Institucionais & Comunicação Corporativa na Biolab.
“Identificamos que era necessário ouvir mais os nossos colaboradores para refinar a nossa comunicação com eles. Então, por meio da pesquisa de clima e implantação da pesquisa de comunicação, tivemos muitos insights interessantes”, comenta Nathalia.
Com preocupação em comunicar aos colaboradores aquilo o que era realmente necessário, e de forma que este conteúdo pudesse ser bem absorvido, Nathalia explica como a pesquisa contribuiu para as demais ações previstas.
“Cada unidade tem questões específicas. Na fábrica, por exemplo, temos colaboradores sem acesso à intranet ou ao e-mail. Então, ter canais que proporcionem a adesão desses colaboradores é essencial, e foi uma das necessidades trazidas a partir das pesquisas.”
Outra iniciativa implementada foi a reformulação de canais, como newsletter, revista impressa e intranet. A equipe de comunicação da Biolab sentiu a necessidade de inovar no setor:
“Nós utilizávamos os murais físicos, o que nos deixava sem autonomia, pois nós dependíamos de outras áreas para atualizá-los. Além disso, as fábricas são muito grandes, então nem tudo nós conseguíamos comunicar ao mesmo tempo para todos. Então pensamos na TV Corporativa, pois nos atenderia tanto na autonomia quanto na agilidade da comunicação, foi então que conhecemos a Progic”, destaca Nathalia.
Além da tecnologia, a Biolab contou com o Projeto de Comunicação Corporativa da Progic, que auxiliou o time de comunicação na implantação desse novo canal para a empresa.
A construção da “Biolab TV – esse canal é nosso” contou com o desenvolvimento de um conjunto conteúdos temáticos, definidos a partir das necessidades da empresa, e com um projeto artístico que respeitou a identidade de marca da Biolab. Nathalia conta como foi o lançamento do novo canal.
“Para começarmos com o pé direito e todo mundo estar envolvido, nós fizemos uma campanha de lançamento, com teasers, vídeos dos sócios falando sobre o lançamento do canal, e uma campanha interativa para o envio de fotos dos colaboradores. Foi muito bacana, com uma excelente adesão.”
Ao todo, a programação da TV Corporativa Biolab Farmacêutica tem mais de 15 editorias, como portfólio da empresa, depoimentos de colaboradores, entre outras. Além disso, Nathalia destaca que utiliza a biblioteca de conteúdos prontos da Progic para diversificar a programação e manter a TV sempre atualizada.
Nathalia conta que, apesar da TV Corporativa impactar a grande maioria dos colaboradores, para o público operacional o canal se tornou fundamental para a disseminação das informações da empresa:
“A TV Corporativa da Biolab se tornou o principal canal de comunicação para os colaboradores que não atuam com acesso ao e-mail corporativo, grupo que hoje representa 19% dos funcionários.”
A TV Corporativa Biolab Farmacêutica impacta milhares de colaboradores com uma comunicação ágil e atrativa. Nathalia comenta como o canal está alcançando resultados incríveis para os processos comunicacionais da empresa:
“A gente percebeu que desde o início já tivemos uma grande adesão, a primeira campanha já foi um super sucesso. Tivemos muitas fotos, dos colaboradores com a família, lendo a nossa revista corporativa e participando de outras campanhas internas. Todos esses materiais ganharam muito mais audiência do nosso público”, comenta Nathalia.
A comunicação bem planejada e executada tem o poder de engajar seus colaboradores com os conteúdos da empresa. Na Biolab, Nathalia conta como isso é percebido na prática com a TV Corporativa da Progic:
“Nós percebemos que a adesão é muito boa em campanhas interativas, tanto as que a gente faz com alguma premiação, até nas demais que contam com a participação dos colaboradores, pois eles entendem que o maior ganho é estar participando da TV e da comunicação da Biolab”, finaliza Nathalia.
A experiência da Biolab mostra como a equipe de comunicação foi muito assertiva, não apenas na escolha de um canal moderno, atrativo e que auxilia nos desafios da empresa, mas também na gestão estratégica da ferramenta e, com isto, está potencializando os benefícios da TV Corporativa.
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