Por Progic - 29/02/2024
No mercado desde 2003, a Alelo é uma empresa 100% brasileira, especializada em cartões de benefícios para os segmentos de alimentação, cultura, transporte e saúde.
Segmento:
Benefícios Empresariais
Localização:
Alphaville – SP
Número de colaboradores:
700
Número de telas:
8
Líder no mercado no setor de benefícios pelo Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT) do Ministério do Trabalho e Emprego, hoje a Alelo tem mais de 100 mil clientes cadastradas e cerca de 600 mil estabelecimentos onde o usuário consegue usar os benefícios do cartão.
Ao longo dos anos a empresa já recebeu diversos títulos que reconhecem a importância dada aos colaboradores. Alguns deles são: Prêmio Você S.A. 150 Melhores Empresas para se trabalhar (2017); Empresas mais admiradas para se trabalhar pelo Love Mondays (2019) e Ranking GPTW melhores empresas para trabalhar em Barueri e Região (2019).
Tendo como base a transparência, a Alelo viu na comunicação uma forte aliada para, não só trabalhar os valores da empresa, como também engajar colaboradores.
Em um cenário com mais de 700 funcionários, alocados entre escritório e trabalho em campo, Nathalia Machado, gerente de RH da empresa, defende que campanhas internas alinham as pessoas e fazem eles se sentirem verdadeiramente parte da empresa.
“A cultura da Alelo é uma cultura bem transparente […] então para o colaborador saber de fato qual a participação dele dentro dos negócios e das metas da empresa a gente precisa garantir que a comunicação interna seja constante e que as informações cheguem para ele”, comenta Nathália.
A TV Corporativa é um canal de comunicação usado pela Alelo há mais de 6 anos. Mas a experiência nem sempre foi positiva.
A partir de uma pesquisa com líderes e colaboradores, foi observado pela equipe de Gente & Inovação que, antes de contratar os serviços da Progic, a TV Corporativa ficava fora do ar constantemente e o potencial do canal acabava sendo prejudicado.
“Nossos comunicadores, grupo de pessoas de outras áreas que apoiam o departamento de comunicação, falaram que a TV ficava fora do ar o tempo todo. O canal é muito importante para a empresa, pois traz informações rápidas que ajudam os colaboradores a lembrar de atividades, como o prazo de avaliação de desempenho, e sustentam as informações dos outros canais”, comenta Nathalia.
Foi nesse momento que a Progic apareceu para auxiliar a Alelo na missão de engajar e comunicar de maneira ágil e eficaz os colaboradores.
“A gente foi buscar um parceiro que garantisse um atendimento 24/7 e que conseguisse trazer satisfação do colaborador com a TV Corporativa”, diz Nathalia Machado.
Entretanto, o que deixou a equipe de comunicação da Alelo preocupada foi o processo de transição de um fornecedor para o outro.
“Um ano antes de contratar a Progic a gente tinha mudado toda a identidade visual da Alelo e quando contratamos o Projeto de Implantação da Progic, para otimizar nossa programação, nós não queríamos mudar tudo de novo. A Progic foi super flexível nesse sentido. Eles fizeram um novo layout para nossas editorias fazendo uma releitura daquilo que já existia e ficou muito melhor. A programação ficou mais dinâmica e divertida de olhar”, conta Mariana Bonsignori, Analista de Recursos Humanos da Alelo.
Instaladas em espaços com grande fluxo de pessoas, como os espaço de convivência dos andares, as telas de TV Corporativa da Alelo têm como objetivo trazer informes ágeis sobre projetos e campanhas internas, assim como reconhecer os colaboradores.
Nathalia conta que, após a contratação da tecnologia e do Projeto de Implantação de TV Corporativa da Progic, o canal “TV Alelo” ficou mais fluida, fun e ágil.
“A gente tem um volume muito grande de trabalho, temos a missão de garantir que a informação chegue no colaborador no tempo que ele precise. Então, às vezes estamos tão focados na operação que um olhar de fora faz toda a diferença e eu acho que a Progic consegue aportar esse conhecimento e essa expertise”, comenta Nathalia sobre o motivo da Alelo ter contratado, além da solução de TV Corporativa, a consultoria de implantação da Progic.
Além dos conteúdos criados pela própria Alelo, eles também contam com os conteúdos prontos disponibilizados pela Progic. Conteúdos de conscientização (como Outubro Rosa e Novembro Azul), festivas (como Festa Junina e Dia das Crianças), séries especiais (“Como Melhorar o Ambiente Corporativo” e “Dicas de Turismo”), são alguns exemplos de conteúdos prontos que a Alelo incorpora em sua programação.
“O que é mais importante e destaque no nosso boletim enviado por e-mail a gente coloca na TV e fica por uma semana. Veiculamos também todos os nossos reconhecimentos, campanhas, alguns vídeos informativos, aniversariantes, filhos dos colaboradores que nasceram e conteúdos que mostrem os funcionários, porque eles gostam de se ver na TV”, comenta Mariana Bonsignori, Analista de Recursos Humanos da Alelo.
Por
Progic
Plataforma multicanal de comunicação interna para alcançar 100% dos seus colaboradores.