Endomarketing

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O que é endomarketing?

O endomarketing – ou marketing interno – são ações de marketing voltadas para o público interno das empresas: os colaboradores. Com a percepção cada vez mais forte de que o sucesso corporativo é, em grande parte, derivado do nível de engajamento das pessoas que a formam, o endomarketing tem ganho cada vez mais peso estratégico dentro das companhias. Entre os objetivos das ações de endomarketing, estão:

  • Pertencimento: aumentar a sensação de pertencimento entre os colaboradores, de que fazem parte de um grupo coeso e integrado de pessoas. Esta é uma forma de aumentar o nível de compromisso que aquele colaborador tem para com a empresa e para com seus colegas de trabalho;
  • Valorização: entre as grandes fontes de reclamação de profissionais de todo o mundo está a sensação de não serem valorizados. A sensação de ser desvalorizado, somada à sensação de não pertencer ao grupo, reduz a produtividade e aumenta a rotatividade das empresa. Todo ser humano precisa saber que é importante de alguma forma;
  • Orgulho: comemorar as conquistas da empresa, promover produtos e serviços, destacar a posição relativa no mercado, entre outros diferenciais que possam tornar o colaborador orgulhoso de trabalhar ali. Além de contribuir com a motivação do colaborador, isto visa tornar a força de trabalho da empresa como mais um agente promotor, um advogado da marca;
  • Motivação e engajamento: como resultado da somatória de ações de endomarketing, as empresas montam equipes mais motivadas e engajadas. No final isto se traduz e melhor desempenho corporativo e mais benefícios para todas as partes envolvidas: empresa, colaboradores, clientes e sociedade.

Para saber mais sobre endomarketing, confira estes artigos de nosso blog:

  • Endomarketing: Valorize sua marca internamente
  • Diferenças e semelhanças entre marketing e endomarketing

Porque usar TV Corporativa como ferramenta de Endomarketing?

O marketing e o endomarketing tem muitas coisas em comum, uma delas é que ambas são dependentes de um elemento comum: a necessidade de comunicação. Assim como a TV é o principal meio de comunicação com o público externo (clientes), a TV Corporativa é um meio excepcional para comunicação com o público interno (colaboradores). Algumas das principais vantagens da TV Corporativa em comparação com outros meios de comunicação interna são: visibilidade, acessibilidade, atratividade e diretividade, como já explicamos em mais detalhes em nossa página sobre Comunicação Interna.

Alguns exemplos de usos da TV Corporativa para impulsionar ações de endomarketing são:

  • Exibir conteúdos de comemoração e de promoção da empresa:
    • “Novo cliente”: Trata-se de anunciar para os colaboradores que um novo cliente de renome entrou para a carteira. Ajuda a criar uma atmosfera positiva de empolgação e de sucesso;
    • “Notícias internas”: Informar a abertura de uma nova sede, a promoção de um colaborador, a visita de um cliente, o lançamento de um novo produto, etc;
    • “Empresa na mídia”: Exibir as citações positivas que a empresa tem na mídia
    • “Vídeos institucionais”: Vídeos institucionais são ótimos para passar uma visão geral da empresa, quais mercados atende, quais produtos comercializa, qual a história da marca, onde está localizada, etc;
  • Exibir conteúdos sobre os colaboradores:
    • “Seja bem-vindo”: novos funcionários são recebidos com um vídeo desejando-lhe boa sorte;
    • “Aniversariantes do dia”: O objetivo principal é informar os colegas de trabalho sobre o aniversário de alguém. Isto estimula as parabenizações a ajuda a reduzir as barreiras de relacionamento entre eles. Ou seja, além de mostrar valorização, ainda ajuda a melhorar o relacionamento entre os colaboradores e, consequentemente, o senso de pertencimento;
    • Datas especiais: momentos especiais na vida do colaborador, como o dia do seu casamento, do nascimento de um filho, da formatura de outro filho ou mesmo apenas lembrar das férias. Parecem coisas simples, mas que para quem está passando por este momento, pode significar muito;

Outra vantagem da TV Corporativa é que por ser um canal digital de grande dinamistmo, pode ser compartilhada com outras iniciativas de comunicação da empresa, como Gestão à Vista.

Mural Digital

Outros usos da TV Corporativa