Comunicação Interna

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O que é Comunicação Interna

Em empresas pequenas, com até 20 ou 30 funcionários, a comunicação interna (CI) é toda feita pessoalmente ou através de e-mail e geralmente isto já é suficiente para manter os times alinhados aos objetivos e às estratégias da empresa.

Quando as empresas crescem para centenas ou milhares de funcionários, estes meios tradicionais de comunicação interna não dão mais conta de garantir este alinhamento, o que afeta criticamente o desempenho dos negócios.

Fica evidente o quão estratégica é a boa comunicação com os funcionários para o crescimento das empresas. Equipes não alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa acabam se tornando uma trava que impede o crescimento.

Por esta razão, a maioria das empresas grandes possui em sua arquitetura organizacional grupos focados exclusivamente em fazer fluir a informação: os departamentos de comunicação interna.

A Importância da Comunicação Interna

Atualmente, o papel e a importância da comunicação com os colaboradores já é bem claro para os gestores das organizações. Fazendo uma analogia rápida de uma empresa com o corpo humano, as informações seriam o sangue, as artérias e veias seriam os canais de comunicação e o departamento de comunicação interna o coração, responsável por “bombear” as informações para todos os colaboradores.

Uma comunicação interna eficaz auxilia a empresa a criar uma cultura coesa, garantindo que todos os membros da organização trabalhem colaborativamente em direção a um objetivo em comum, melhorando a eficiência e a produtividade da empresa, assim como o produto ou o serviço entregue ao cliente.

E as vantagens não param por aí. Quando a CI da empresa funciona, ela mostra aos colaboradores a relevância de seus papéis, quebra os silos, estimula o bom comportamento e incentiva o relacionamento de todos os funcionários.

“Quando a comunicação é boa, ela informa. Quando é ótima, ela engaja e incentiva os colaboradores a agirem” – David Grossman

Por que usar a TV Corporativa como ferramenta de Comunicação Interna

Quando uma marca quer anunciar um produto ou serviço, ela tem a disposição vários canais de comunicação com o público: rádio, revista, jornal, outdoor, mail-marketing, redes sociais, etc. Mas geralmente quando a marca quer garantir uma comunicação rápida, impactante e de larga escala, elas geralmente recorrem à TV.

A comunicação visual, por imagens e vídeos, pelas próprias características deste meio, é uma das formas mais eficientes de comunicação de massa. Assim, a TV Corporativa se torna uma excelente ferramenta de distribuição de informações dentro da corporação, podendo alcançar todos os colaboradores, inclusive os que não tem acesso à internet ou a intranet da empresa, e de forma muito rápida.

Segundo dados coletados pela equipe de pré-vendas da Progic, mais de 50% das empresas de grande porte já utilizam a TV Corporativa para se comunicar com suas equipes e promover não apenas o alinhamento, mas também estratégias de endomarketing para aumento de engajamento, senso de pertencimento e até orientação a resultados.

A TV Corporativa, como ferramenta de comunicação interna, tem diversas vantagens marcantes em relação a outros canais de comunicação. Em especial:

Visibilidade: Uma informação importante pode estar escondida dentro de uma revista, perdida no meio de milhares de e-mails, ou ela pode estar nas paredes do seu ambiente de trabalho, ao alcance de um olhar. Isto é visibilidade da informação;

Acessibilidade: Certas ferramentas só permitem acesso ao conteúdo de interesse após a passagem de algumas barreiras de acesso: saber que a informação existe; saber onde ela está; ter acesso ou domínio à recursos de informática que permitam acessá-la; fazer login em algum sistema; etc. A TV Corporativa apresenta estas informações de forma direta, sem barreiras de acesso;

Atratividade: A TV Corporativa permite a apresentação de informações de forma combinada com recursos de vídeo e informações gerais de interesse do público final;

Diretividade: Trata-se de garantir que a informação seja padronizada e garantida, independente da quantidade de níveis a arquitetura organizacional da empresa tenha. A comunicação via TV Corporativa evita que a mensagem seja distorcida durante sua distribuição.

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Outros usos da TV Corporativa